segunda-feira, 20 de julho de 2015

Estudar em duas escolas, é possível ?

Porque os pais estão optando por matricularem as crianças em duas escolas?
Pelo que entendi, os pais matriculam os filhos em duas escolas, para que uma complemente o tempo da outra, como se fosse um turno integral, isso é feito para ocupar o tempo livre das crianças, tempo que não possuem para se dedicarem a seus filhos.

Essa forma tem o mesmo efeito do tempo integral?
Se for esta a proposta da segunda escola, sim. Essa escola deve ter a uma proposta diferenciada, de complementação pedagógica e atividades extra classe. Irá exercer função de contra tempo, com aulas de apoio e atividades lúdicas e recreativas.

Porque essa necessidade dos pais em ocupar o tempo da criança?
Muitos pais não têm com quem deixar seus filhos e veem a escola como um ambiente seguro e especializado, entendem que é o melhor lugar para isso.

Gostaria de saber como isso pode influenciar na convivência em família?
A convivência familiar é fundamental para que a criança se desenvolva de forma saudável, porém a qualidade do tempo destinado à convivência familiar é muito mais importante que a quantidade de tempo destinado a este convívio. De nada adianta a criança estar em casa e ter os cuidados de uma babá, ou mesmo brincando sozinha. Nos momentos em família, a criança deve receber toda atenção e carinho, nada é mais importante que isso. 

O que a criança pode sentir com isso? Como pode afetá-los? O que os pais podem fazer para se aproximar da criança?
Se os projetos das escolas forem complementares, não vejo problema nenhum.
Os pais quando estiverem com as crianças à noite e nos fins de semana devem brincar junto, contar histórias, conversar, cantar, fazer com que a criança se sinta amada e protegida. Nenhum outro tipo de recompensa conseguirá atender esta necessidade.

Todos tem de trabalhar, e muitos o dia todo, como os pais podem demonstrar interesse no dia a dia dos filhos? Quais as perguntas que pode ser feitas?
A criança sente quando está sendo assistida pelos pais, mesmo que de longe. Os pais contribuem muito quando acompanham a agenda, as demandas da criança, estando atentos as suas necessidades, para isso deixar claro para os filhos o quanto se interessam por eles, proporcionado segurança e bem estar aos pequenos.

Ester Chapiro- Psicopedagoga- Central de Professores-Soluções Pedagógicas

contato@centraldeprofessores.com.br

7 comentários:

  1. Pesquisando sobre o assunto agora fui surpreendida com a afirmação de que um aluno pede estudar em duas escolas regularmente, pois hoje recebi a resposta que meu filho pode pode estar matriculada numa escola particular e em outra pública ao mesmo tempo vedação legal. Podem entrar em contato, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... onde você obteve essa informação?

      Excluir
    2. Conseguiu resolver? Seu filho pôde estudar numa escola pública e particular?
      Estou com esse problema.

      Excluir
  2. Meu filho tem 4 anos, gostaria de saber si posso matricular em duas escolas???

    ResponderExcluir
  3. Queria saber se meu filho pode ficar na escola pública e particular ao mesmo tempo para poder dar o período íntegral

    ResponderExcluir
  4. Estou com o mesmo problema...pode minhas netas de 4 anos estudarem em uma escola publicar e outra particular?

    ResponderExcluir