A brinquedoteca funciona como um
espaço organizado para entreter e ao mesmo tempo oferecer experiências
educativas ao público infantojuvenil. Possui uma
grande diversidade de brinquedos educativos, para ajudar a desenvolver
noções básicas de aprendizagem, tais como: habilidades sensoriais, motoras e
sociais.
Desde os primeiros meses de vida a
criança já pode brincar e participar de lugares que tenham finalidade lúdica, o
importante é que este seja próprio para cada faixa etária O bebê, por exemplo,
precisa explorar o ambiente e objetos que instiguem seus sentidos e contribuam
para seu desenvolvimento motor. Nesta fase são estimulados pelos sons, cores e
texturas. O uso dos tapetes é ótima opção para aqueles que ainda não sentam,
mas manipulam e exploram os diversos tipos de acessórios e brinquedos que
deverão estar ao seu redor. Quando conseguem ficar sentados já examina melhor
os artefatos com as mãos e pode perceber suas diferentes formas, lados, cores,
sons e utilidades. Aos poucos vai ampliando suas descobertas. Começa a apertar
os botões, bater, sacudir para provocar barulhos, encaixar, desencaixar,
empilhar peças e por aí vai, se divertindo e sempre aprendendo algo novo.
Várias atividades podem ser realizadas
neste local onde a criança pode brincar livremente ou em atividades dirigidas
por um profissional bem criativo, capaz de seduzir, inspirar e educar. Vale
ouvir histórias, imitar, dramatizar, dançar, cantar, jogar, bagunçar e arrumar,
e até relaxar. O ambiente deve ter mobiliário
próprio, fantasias, tapetes, jogos, livros,
sons, brinquedos bem coloridos e outros materiais lúdicos para ajudar no desenvolvimento infantil.
Serão
os profissionais capacitados que irão transformar e aprimorar a brinquedoteca
para que ela não se torne apenas um depósito e para tanto os brinquedos devem
ser mantidos limpos, organizados e sempre renovados. É muito frustrante para a
garotada pegar um brinquedo quebrado ou que não funcione como esperado, é
importante também observar a indicação dos brinquedos para cada idade, bem como
separar pequenas peças e itens pontiagudos que possam apresentar algum risco
durante a brincadeira.
Ter
uma brinquedoteca na escola é fundamental para garantir que a criança brinque
durante este ato a criança se define como sujeito e
cria seus próprios projetos, aprende a experimentar, se comunicar, inventar e
compartilhar.
O valor do "brincar" no
desenvolvimento infantil é imensurável, de forma divertida a meninada é exposta
às experiências que enriquecem o conhecimento, ampliam as habilidades, desenvolve
a autoestima, segurança, comunicação e ainda permitem a elas estimular seu raciocínio lógico,
despertar para novos interesses e a fomentar
expressões pessoais e interações sociais.
Ester Chapiro- psicopedagoga da Central de Professores- Soluções Pedagógicas
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