segunda-feira, 20 de julho de 2015

A importância da brinquedoteca na educação infantil


A brinquedoteca funciona como um espaço organizado para entreter e ao mesmo tempo oferecer experiências educativas ao público infantojuvenil. Possui uma grande diversidade de brinquedos educativos, para ajudar a desenvolver noções básicas de aprendizagem, tais como: habilidades sensoriais, motoras e sociais.
Desde os primeiros meses de vida a criança já pode brincar e participar de lugares que tenham finalidade lúdica, o importante é que este seja próprio para cada faixa etária O bebê, por exemplo, precisa explorar o ambiente e objetos que instiguem seus sentidos e contribuam para seu desenvolvimento motor. Nesta fase são estimulados pelos sons, cores e texturas. O uso dos tapetes é ótima opção para aqueles que ainda não sentam, mas manipulam e exploram os diversos tipos de acessórios e brinquedos que deverão estar ao seu redor. Quando conseguem ficar sentados já examina melhor os artefatos com as mãos e pode perceber suas diferentes formas, lados, cores, sons e utilidades. Aos poucos vai ampliando suas descobertas. Começa a apertar os botões, bater, sacudir para provocar barulhos, encaixar, desencaixar, empilhar peças e por aí vai, se divertindo e sempre aprendendo algo novo.
Várias atividades podem ser realizadas neste local onde a criança pode brincar livremente ou em atividades dirigidas por um profissional bem criativo, capaz de seduzir, inspirar e educar. Vale ouvir histórias, imitar, dramatizar, dançar, cantar, jogar, bagunçar e arrumar, e até relaxar. O ambiente deve ter mobiliário próprio, fantasias, tapetes, jogos, livros, sons, brinquedos bem coloridos e outros materiais lúdicos para ajudar no desenvolvimento infantil.
Serão os profissionais capacitados que irão transformar e aprimorar a brinquedoteca para que ela não se torne apenas um depósito e para tanto os brinquedos devem ser mantidos limpos, organizados e sempre renovados. É muito frustrante para a garotada pegar um brinquedo quebrado ou que não funcione como esperado, é importante também observar a indicação dos brinquedos para cada idade, bem como separar pequenas peças e itens pontiagudos que possam apresentar algum risco durante a brincadeira.
Ter uma brinquedoteca na escola é fundamental para garantir que a criança brinque durante este ato a criança se define como sujeito e cria seus próprios projetos, aprende a experimentar, se comunicar, inventar e compartilhar.
O valor do "brincar" no desenvolvimento infantil é imensurável, de forma divertida a meninada é exposta às experiências que enriquecem o conhecimento, ampliam as habilidades, desenvolve a autoestima, segurança, comunicação e ainda permitem a elas estimular seu raciocínio lógico, despertar para novos interesses e a fomentar expressões pessoais e interações sociais.

Ester Chapiro- psicopedagoga da Central de Professores- Soluções Pedagógicas

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