segunda-feira, 20 de julho de 2015

Projeto Político Pedagógico- PPP



A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional 9394/96 prevê em vários de seus artigos a descentralização dos estabelecimentos escolares e a elaboração e execução de suas propostas pedagógicas com a participação do corpo docente. O PPP é o plano de ação e reflexão que toda escola precisa ter, é elemento fundamental para a autonomia de cada escola, bem como a própria concretização da gestão democrática. O PPP irá definir a identidade da escola, suas finalidades e filosofia de trabalho, elucidando as ações que deverão ser praticadas na busca de um ensino comprometido a uma educação de qualidade.
É indispensável contar com representantes de cada segmento da instituição, para sua construção, isso o tornará realmente político. Para elaborar um PPP autêntico, que represente a real identidade e proposta da escola é preciso que os diversos representantes da comunidade escolar reflita sobre os ideais da escola, sua realidade, proposta de ação durante o ano letivo embora o PPP é válido por não mais de 5 anos e por fim, avaliar tudo que foi proposto e executado no projeto. 
Para preparar um projeto bem fundamentado será preciso partir da comunidade onde a escola está inserida, reunir informações, identificar propostas e estabelecer um plano de ação. Fundamenta-se em três eixos interligados: O marco Referencial que representa a realidade da escola e da comunidade, direcionando para a compreensão do mundo atual e o  se deseja alcançar; o Diagnóstico que pesquisa a realidade existente  e analisa o que a escola já vem realizando, e a distancia ao que se pretende chegar; e a Programação que é a proposta de ações para satisfazer a necessidade do resultado do diagnóstico. Não é muito simples se fazer um bom PPP é preciso muito esforço para construí-lo,
Porém, os benefícios na qualidade de trabalho depois de sua confecção são extremamente gratificantes.

Ester Chapiro, Psicopedagoga da Central de Professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário