A Lei de Diretrizes de Bases da
Educação Nacional 9394/96 prevê em vários de seus artigos a descentralização
dos estabelecimentos escolares e a elaboração e execução de suas propostas
pedagógicas com a participação do corpo docente. O PPP é o plano de ação e
reflexão que toda escola precisa ter, é elemento fundamental para a autonomia
de cada escola, bem como a própria concretização da gestão democrática. O PPP
irá definir a identidade da escola, suas finalidades e filosofia de trabalho,
elucidando as ações que deverão ser praticadas na busca de um ensino
comprometido a uma educação de qualidade.
É indispensável contar com
representantes de cada segmento da instituição, para sua construção, isso o
tornará realmente político. Para elaborar um PPP autêntico, que represente
a real identidade e proposta da escola é preciso que os diversos representantes
da comunidade escolar reflita sobre os ideais da escola, sua realidade,
proposta de ação durante o ano letivo embora o PPP é válido por não mais de 5
anos e por fim, avaliar tudo que foi proposto e executado no projeto.
Para preparar um projeto bem
fundamentado será preciso partir da comunidade onde a escola está inserida,
reunir informações, identificar propostas e estabelecer um plano de ação.
Fundamenta-se em três eixos interligados: O marco Referencial que representa a
realidade da escola e da comunidade, direcionando para a compreensão do mundo
atual e o se deseja alcançar; o Diagnóstico que pesquisa a realidade
existente e analisa o que a escola já vem realizando, e a
distancia ao que se pretende chegar; e a Programação que é a proposta de ações
para satisfazer a necessidade do resultado do diagnóstico. Não é muito simples
se fazer um bom PPP é preciso muito esforço para construí-lo,
Porém, os benefícios na qualidade de
trabalho depois de sua confecção são extremamente gratificantes.
Ester Chapiro, Psicopedagoga da
Central de Professores
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