terça-feira, 24 de março de 2015

Volta às aulas

Volta às aulas: É hora de recomeçar!


As férias acabaram e com elas chegam também o fim dos horários flexíveis, as tardes livres, e as longas noites de jogos no computador, conversas com amigos e filmes e programas de TV. É muito difícil se preparar com antecedência para o retorno à escola e para voltar a esta rotina que envolve toda a família. 
Somado a toda ansiedade deste recomeço, será nesta primeira semana que se restabelecerá a disciplina e ordem necessárias para que a criança ou adolescente comece a se adaptar aos horários e as atividades escolares dentro e fora da escola.


Os pais podem contribuir muito para que haja uma boa adaptação: em primeiro lugar é importante valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento. É um bom momento para aproximarem-se da escola: conversar com o coordenador e professores e conhecer a proposta pedagógica. Depois, estabelecer junto aos filhos, horários fixos para dormir e acordar, tomar banho, fazer refeições, estudar e fazer deveres, atividades extras e não esquecer deixar um tempo livre para que a criança ou o jovem possa fazer o que quiser.

Por outro lado, a escola deve entender o começo das aulas como um processo, no qual são envolvidos todos os colaboradores da instituição de ensino: diretores, coordenadores, professores, funcionários, famílias e principalmente os alunos, que são o foco principal. Mais do que receber os alunos, a escola deve acolhê-los, independente da idade, com frases de boas vindas, dinâmicas de integração e muito afeto. Todos devem colaborar e fazer da volta às aulas um momento de entusiasmo, com educadores acreditando em seus projetos e estudantes motivados a trilhar novos caminhos na busca de seus objetivos pessoais.


Ester Chapiro, Psicopedagoga da Central de Professores
01/02/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário