terça-feira, 24 de março de 2015

Redes sociais na escola entrevista

1- Quais são as orientações/ dicas que podem ser passadas para os professores para evitar problemas com as redes sociais? 
 O que vale para o mundo real é o mesmo que vale para o mundo virtual.
Acredito que a principal dica é que o professor deve dar liberdade, sem dar intimidade ao aluno ou aos seus familiares em caso de professores da educação infantil, e isso se consegue através de atitudes profissionais.
Outra sugestão é criar um perfil somente para alunos e pais.
Ainda se o professor tiver alunos em seu perfil, deve policiar suas postagens, usar as ferramentas
de  configurações de privacidade para não ser marcado em uma foto, por exemplo.

2- Até que ponto é possível a amizade entre professores e alunos na vida real e virtual? Professores podem ser "amigos" de alunos nas redes sociais?
O afeto é um fator fundamental na relação professor - aluno, mas, contudo esta relação é profissional, ou seja, deve exigir respeito de ambas as partes.
Quando fui aluna, não havia internet, entretanto nunca tive o telefone de um professor, outros tempos, mais tecnologia, informação e cuidados também.
O professor é uma pessoa pública e deve estar ciente de suas responsabilidades frente à sociedade. É indispensável a este profissional uma postura digna de alguém que trabalha com educação. 

3- E as escolas, podem baixar normas de uso das redes sociais (como evitar fotos de bebedeiras ou de roupas sensuais ou ainda fotos de idas a bares com alunos), para tentar não "manchar" a imagem da escola?
A instituição escolar não pode se envolver na vida social de seus alunos, e dentro da escola, o convívio social também deve ter regras diferenciadas. Professores e funcionários da escola não devem por exemplo frequentar bares e beber com alunos, até porque, menores são proibidos de beber e um adulto participando estaria praticando um crime contra a criança ou adolescente.
Penso que o tema pode sim ser discutido entre a equipe, a fim de lembrar ou estabelecer algumas regras de conduta para o mundo real e virtual.

4- As redes sociais podem ser usadas de forma positiva? É possível usá-las para tirar dúvidas, por exemplo?
Claro, devem! Alunos podem entrar em grupos com objetivos pedagógicos, professores podem organizar grupos de estudos. Os alunos podem pedir ajuda para solucionar dúvidas, pedir dicas para trabalhos, indicação de bibliografia, etc. essa possibilidade é maravilhosa.

5- Os alunos devem ser orientados quanto ao uso das redes sociais de forma saudável? A escola tem de acompanhar o que é postado com o nome da escola, para evitar "manchar" o nome da instituição? Li isso em uma reportagem: "Durante uma aula vaga no Sesi de Osasco (Grande SP), os alunos decidiram tirar fotos deitados em colchonetes deixados no pátio para a aula de educação física. Um deles colocou uma imagem no Facebook (comunidade virtual de relacionamentos) com uma legenda irônica, em que dizia: vejam as aulas que temos no Sesi. Uma professora viu a foto e avisou a diretora. Resultado: o aluno teve de apagá-la e todos levaram uma bronca." Realmente é preciso e possível acompanhar os alunos?
 
Sim a escola pode e deve trazer esse tema para discussão, pois quando as regras são criadas pelo grupo são internalizadas e praticadas facilmente. Esse tema é muito polêmico e a escola junto à família precisa orientar para garantir a integridade física e moral de sua comunidade, o aluno deve ter a consciência que denegrir a imagem da escola onde estuda, é o mesmo que denegrir sua própria imagem, uma vez que faz ou fez parte dela.

A vigilância só se faz necessária se o perfil ou grupo for criado pela escola, fora isso não há como controlar... 
Ester Chapiro, Psicopedagoga da Central de Professores


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