terça-feira, 24 de março de 2015

. A importância de os pais monitorarem as atividades dos filhos (crianças e adolescentes) no smarphone

Criar e educar bem os filhos exige muito trabalho e para tanto, os pais devem monitorar e acompanhar todas as atividades de seus filhos. O uso dos smartphones, portanto não pode e não deve ser diferente, tem que ser monitorada mesmo!
É necessário muito cuidado com a exposição das crianças em redes sociais, acesso a sites inapropriados e também evitar que a criança faça contatos com estranhos ou coloque informações como telefone, endereço, local onde estuda ou outros dados que podem vir colocar em risco sua integridade física e moral. Os pais precisam controlar avisar e preparar seus filhos para se protegerem destes perigos.
Hoje, o acesso a estes aparelhos se tornou muito fácil, as crianças muito cedo, aprendem a manusear e se agradar dos efeitos sonoros, visuais e de interação dos aplicativos. Basta colocarem o dedinho na tela e pronto, tudo acontece: sons, imagens, movimentos, animações encantadoras que fascinam a todos.  Pensando bem, virar a página de um livro dá mais trabalho, correr, falar, desenhar, ler, etc. quase todas as outras atividades exigem maior esforço e perícia. Isso faz com que esse recurso seja muito bem aceito e desde muito pequenas as crianças já conseguem fazer algum uso do smartfone de forma simples, depois de familiarizados com os aparelhos, vão crescendo e logo se tornam especialistas, navegando rápido e fazendo sempre novas descobertas. Já nasceram diante dessa realidade tecnológica, ao contrário de nós, que só agora começamos a conviver com esse advento que sem dúvida é maravilhoso.

A TV e os brinquedos eletrônicos, também agradam muito aos pequenos, porém tudo deve ser dosado e planejado cuidadosamente para que as crianças aproveitem os benefícios da tecnologia sem deixar de serem estimuladas a
desenvolverem-se em todas as áreas. Ficar muito tempo só uma atividade não é saudável.

Existem aplicativos mais indicados para determinada faixa etária basta pesquisar na internet que é sugerido o aplicativo para cada faixa etária e muitos deles são gratuitos.
O tempo de concentração de uma criança por uma atividade depende de sua idade e de seu desenvolvimento. O adolescente consegue ficar muito mais tempo concentrado numa mesma atividade, principalmente quando é de seu interesse. Pedagogicamente, penso que mais de duas horas numa mesma atividade, pode não ser produtivo, principalmente quando prejudica a participação em outras atividades como o convívio familiar e social ou deixam de cumprir suas responsabilidades.
Controlar o tempo do uso do smartfone é uma difícil tarefa , uma dica é permitir uso do smartfone somente no tempo livre, após o término dos compromissos diários. Conversar, negociar e fazer acordos explicando o porquê da decisão dos pais quanto ao uso dos aparelhos, ajuda o entendimento e o respeito das regras pelas crianças e adolescentes. O entrosamento na relação entre pais e filhos é fundamental, os pais devem sugerir e apresentar várias outras formas de entretenimento para que a criança não se torne dependente de um único prazer. O controle, bem como regras bem definidas para o uso do aparelho é função exclusiva dos pais, portanto para os professores, cabe apenas não  deixar as crianças usarem estes aparelhos em sala de aula.
Os pais devem interferir sempre que perceberem que há excessos, o critério de avaliação depende de cada família, o importante é não deixar que o uso em demasia atrapalhe outras atividades. É preciso estar atento e ter o controle da situação.
É muito comum que crianças e adolescentes usem o smartphone na escola e até durante as aulas. Para controlar isso,  só conheço uma maneira e é radical: proibindo o uso na sala de aula. Os pais e filhos deverão ser avisados da norma da escola que só permite o uso desses aparelhos, no recreio e na saída. Para casos de emergências todas as escolas possuem telefones onde poderá ser feita a comunicação com o aluno, se for o caso.

22/02/2014

Ester Chapiro, Psicopedagoga da Central de Professores

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