terça-feira, 24 de março de 2015

Edutenimento, você já ouviu falar?

* De modo geral, como a junção do entretenimento à educação pode ser benéfica ao aprendizado dos alunos? Por quê?

Entretenimento é qualquer ação, evento ou atividade com a finalidade de brincar, distrair e promover o interesse. Através do entretenimento o aluno naturalmente satisfaz seus desejos, sejam de ordem afetiva, relacionada à estima ou a realização de objetivos. Enquanto está entretido, sem perceber, o aluno exercita suas habilidades de relacionar-se com o meio e com os outros, aprende vários conceitos, e vivencia situações de ganhar e perder aprende a opor-se, expressar suas vontades e desejos, negociar, pedir, recusar, compreende que precisa viver em grupo, internalizando as regras e formando sua própria opinião e aprendendo efetivamente. Desta forma educa sua sensibilidade para apreciar seus esforços e tentativas, o prazer que atinge quando consegue finalizar uma tarefa (montar um quebra-cabeça ou pegar o colega) faz com que se sinta realizada por atingir uma meta, levando-a a autoestima. Os jogos, as brincadeiras, os sons, o ambiente favorável, induzem a criança a atingir níveis de realização que não se consegue com outras práticas. Portanto a junção do entretenimento à educação é mais do benéfico, é essencial para o aprendizado dos alunos.

* Quais são as possibilidades para o edutenimento nesse sentido? Por quê?
Todas as formas de edutenimento são possíveis desde as mais simples como visitas a parques, museus, ouvir histórias, brincadeiras diversas, jogos e as mais complexas, como os filmes, peças de teatro, games e espaços construídos para esta finalidade. Porém, vale lembrar que é toda atividade educativa deve ser, planejada, organizada assistida, avaliada para atingir os objetivos educacionais previstos.
* O edutenimento pode ser considerado como um conceito revolucionário no aprendizado? Se sim ou não, por quê?
O termo é novo, mas o conceito já é antigo para os educadores. Muitos estudos já foram realizados sobre a importância do lúdico na aprendizagem. Penso que neste momento é urgente uma forte mudança na escola, é fundamental que esteja esta nova palavra pode ser o caminho para um ensino adequado as demandas no mundo atual.

* Qual é o feedback dos estudantes no que diz respeito ao edutenimento? Como eles lidam com o aprendizado fora da sala de aula?
O feedback é o melhor possível, quando se consegue despertar o interesse do aluno e fazê-lo perceber suas possibilidades de interação com o novo.Os estudantes aprendem de forma prazerosa e espontânea,o que garante uma qualidade maior na aquisição dos conhecimentos apreendidos.

* É correto dizer que o acesso cada vez mais intenso à internet fomentou o crescimento do edutenimento? Por quais motivos?
O acesso a filmes, games e as redes sociais sem dúvida intensificaram o entretenimento, porém para que haja edutenimento tem que haver um objetivo educacional definido.

* Programas educativos podem ser considerados como ferramenta para edutenimento? Por quê?
Sim, muito eles prendem a atenção da criança e neste momento de relaxamento e prazer à criança aprende de forma natural, é impressionante ver como uma criança pequena fica concentrada diante de alguns programas infantis, e os jovens que assistem filmes e programas com o maior interesse.

* Ainda nesse contexto, qualquer produto cultural pode ser considerado como material para o edutenimento?
Se for conduzida para esta finalidade, sim.

* Como visitas a museus e produções de peças teatrais, por exemplo, podem ser incorporadas ao conceito de edutenimento?
Sim, quanto mais se incentivar essas visitas, acompanhar o jovem, despertar nele, o interesse e a curiosidade e incorporar estas atividades na vida da família e da escola, será melhor o aproveitamento deste recurso. Os pais e professores devem estar preparados e atentos para orientar os estudantes na construção do processo de aprendizagem a partir destes excelentes recursos educacionais.

* É pertinente dizer que a criança aprende sem perceber que está aprendendo formalmente? O mesmo vale para o aprendizado ser menos burocrático e até mesmo maçante? Por quê? Sim, o conhecimento depende significativamente de como cada um processa as suas experiências quando criança, principalmente no campo emocional. Se a criança se sente apoiada, incentivada, ela explorará novas situações, novos limites, se exporá a novas buscas. Quanto mais solicitações, quanto mais estímulos, mais conexões se criam no cérebro, o que facilita a capacidade de fazer relações.

* Projetos como os que "ensinam" princípios sobre profissões por meio do entretenimento são válidos? Por quê? Sim, todos os projetos que utilizam do entretenimento são válidos, pois trazem vivências e experiências significativas, onde o aluno tem a possibilidade de refletir sobre seu aprendizado e fazer o melhor uso dessas novas aquisições. Conhecimento geral e maturidade são fundamentais para uma boa escolha profissional.

Ester Chapiro, Psicopedagoga da Central de Professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário